sexta-feira, 30 de julho de 2010

PASSEIO FOTOGRÁFICO


Nesta sexta-feira (30/07), componentes do Grupo de Acompanhamento do PEAMSS, conforme reunião no dia 26 se deslocou com a Equipe Local do Projeto, para um passeio fotográfico.

O passeio realizado teve como destino o “lixão”, a represa Pasto Grande, onde é feita a captação da água para abastecimento do município e a Estação de Tratamento de água da EMBASA.

Inúmeras fotos foram feitas, que serão apresentadas na OFICINA DE FOTOGRAFIA, juntamente com uma palestra do Sr. José Ramalho, gerente EMBASA, no dia 17 de Agosto no Colégio Municipal Souza Mendes.

Uma equipe composta por 15 pessoas elaborará, ainda, para a oficina de fotografia várias dicas sobre resíduos sólidos (lixo) para que sejam aplicadas no dia a dia da comunidade local.

As dicas serão objeto de debate na próxima reunião do GAPEAMSS, para tenham aprovação dos demais componentes. A reunião acontecerá no dia 09 de Agosto de 2010.

.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CONFIRMADA OFICINA DE FOTOGRAFIA E PALESTRA DA EMBASA



No último dia 28 de Julho, em visita ao Colégio Municipal Souza Mendes, foi confirmada para o dia 17 de Agosto de 2010, a OFICINA DE FOTOGRAFIA, sobre o lixão e a a represa onde é feita a captação e abastecimemento do município, que será realizada pelos representanstes do GAPEAMSS, e uma Palestra da EMBASA, que será realizada pelo Gerente Local José Ramalho.

Até a data agendada, os alunos estarão discutindo em sala de aula sobre água e lixo, para que cheguem entusiasmados para a palestra.

ATA REUNIÃO GAPEAMSS

Foi realizada no dia 26 de julho do ano corrente na secretaria municipal de educação a reunião com o GAPEAMSS onde discutimos os seguintes temas:

ASSUNTO

DECISÃO

1-Avaliação das oficinas: EA, Educom e Legislação.

Pontos positivos: ótimos facilitadores das oficinas e conhecimento, dinâmica.

Pontos negativos: período muito longo o que impossibilita a participação de outras pessoas.

O que deveria ser mudado: cursos com períodos menos extensos e fracionados.

2-Ações sugeridas durante o curso: visita ao lixão e oficina de fotografia.

Na sexta-feira dia 30 de julho uma equipe estará se deslocando até o lixão municipal e a represa onde a EMBASA faz a capitação de água para fotos que serão expostas na oficina de fotografia onde os seus participantes farão breves comentários a respeito.

Junto com a oficina será realizado uma palestra do Sr. José Ramalho gerente da EMBASA para do assunto água e afins do município.

A oficina está para ser confirmada no Colégio Municipal Souza Mendes para o dia 17 de Agosto, que dependemos de contato prévio com a Secretaria Municipal de Educação e a diretoria da referida escola para confirmação do evento.

3- Ações sugeridas durante os cursos: feira ecológica em novembro.

Assunto que comporá a pauta da próxima reunião que será no dia 9 de Agosto do ano corrente.

Presentes:

1 – Neilde Pereira (comunidade);

2 – Reginaldo Sousa Silva(comunidade);

3 – Nauci da Purificação Pereira (comunidade);

4 – Jailton Fernandes de Oliveira (Coordenador do GAPEAMS e Representante da Prefeitura Municipal de Ibirapuã);

5 – Danglas S. Monteiro (Suplente do GAPEAMSS e Representante do Info Centro de Ibirapuã);

6 – Joanice L. Mesquita (Sec.Municipal de Agricultura e CEPLAC);

7 – Gilmar do Anjos (Rep. Da Assembleia de Deus);

8 – Adenilton Diolino da Silva (Comunidade);

9 – João Batista José de Almeida (Comunidade e Rádio Comunitária);

10 – Gleidiana de Jesus da Silva (Rep. Da Assembleia de Deus);

11 – Gleibe de Jesus da Silva (Estudante do Colégio Estadual Paulo Freire);

12 – Gedeon Dias Silva (Agente Comunitário

de Saúde e Representante da Comunida

de Lagoa do Campim);

13 – Genelúcia A. Peruzia ( Sec. Municipal de Saúde);

14 – Manoel Gringo Lacerda (FUNASA – SUS);

15 – Mismana Teixeira Ribeiro (Estudante Centro Universitário de Caratinga Campus Nanuque);

16 – Graciele D. Braga (Estudante Instituto LUME);

17 – Fabiana Carvalho da Silva (Comunidade)

18 – Elizabeth Rocha Cardoso (Vice-Prefeitae Professora do Colégio Municipal Paulo Freire);

19 – Marilena Gomes Cerqueira (Comunidade)

20 – José Ramalho (EMBASA);

21 – Henrique P. S Campos (Coordenador Local PEAMSS IBIRAPUÃ);

22 - Rayane Araújo Pereira (Aux. de Coordenação)


terça-feira, 20 de julho de 2010

CONVITE PARA REUNIÃO DO GAPEAMSS


A coordenadoria local do PEAMSS CONVIDA a todos para reunião do GAPEAMSS, que acontecerá no dia 26 de Julho às 19 horas, na Secretária da Educação.


Um dos objetivos da reunião é colocar em prática de forma articulada com seus participantes e instituições locais, as sugestões dos que participaram dos cursos do PEAMSS para ações do Grupo de Acompanhamento.


Nesta reunião, inicialmente, temos como pauta:


1) AVALIAÇÃO DAS OFICINAS: EA, EDUCOM E LEGISLAÇÃO;

2) CRONOGRAMA PARA AS AÇÕES SUGERIDAS DURANTES OS CURSO:

2.1 – VISITA AO LIXÃO E OFICINA DE FOTOGRAFIA;


2.2 - FEIRA ECOLÓGICA



Se você é Chefe Institucional ou participou dos cursos do PEAMSS e recebeu o ofício do Escritório Local compareça e contribua para comunidade local.



Aguardamos sua presença.


Curso de Legislação em Saneamento

No dia 17 de Julho (sábado), na Secretária de Educação em Ibirapuã, ocorreu o curso de Legislação em Saneamento. O curso conclui a primeira temporada de cursos do PEAMSS. Até o final deste ano, teremos mais cursos para que a população tenha conhecimento sobre questões socioambientais e possa discutir com a com o Poder Público o PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO, que deverá ser elaborado por todos os Municípios.



Ao todo serão 144 horas em cursos com certificados expedidos pela UNEB (Universidade Estadual da Bahia).



Neste curso, ministrado por Igor Farias e Ruan Cargel, tratamos de diversos assuntos, onde passamos ao estudo e debate dos conceitos e dos serviços que cercam o saneamento básico, bem como os aspectos introdutórios da Lei nº 11.444/2007, seus princípios e a importância da mobilização em prol da maior qualidade em Saneamento Básico.



Com o curso, os alunos puderam enxergar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo de mais de uma semana de estudos e debates.


Em breve, teremos novos cursos.

Aguardem!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

5º Dia - Intervenção

No ultimo dia de atividades fizemos a intervenção nas ruas da cidade de Ibirapuã em forma de passeata, com cartazes produzidos durante as oficinas, com materiais representando os rios poluídos, os esgotos, tivemos algumas pessoas com carinhas de bichinhos, alguns com a carinha de porquinho representando as pocilgas e todos os participantes com apitos.



Durante a passeata contamos com a cobertura ao vivo da rádio comunitária local, Biratinga FM 104.9, onde fomos caminhando até a rádio em que o coordenador local e alguns cursistas deram entrevistas falando um pouco sobre o projeto, sobre a semana de cursos e convidaram a todos que tiverem interesse em participar do projeto que pode procurar a equipe local no escritório na rua Pedro Manso Cabral, 226 próximo ao fórum. As oficinas foram muito produtivas. Tivemos a participação ativa de todos os cursistas, a troca de conhecimento foi de grande importância.

4º Dia - Produção do Jornal Comunitário (O BIRA)

No penúltimo dia de atividades tivemos as apresentações de cada grupo com sua atividade do plano de ação, depois que os grupos terminaram de se apresentar a Débora falou sobre o jornal comunitário e em seguida dividiu a turma em cinco grupos para elaboração de matérias a serem colocadas no jornal, a definição de ordens de pautas no jornal foi discutida de forma coletiva todos em um semicírculo.




Logo depois a turma foi novamente dividida em quatro grupos para que elaborem as matérias que constarão no jornal comunitário, sendo que foi esclarecido que o prazo de entrega destas matérias para a equipe local será até o dia 16 de julho de 2010 para que esta repasse a equipe de Salvador, em seguida foi definida a atividade de intervenção da sexta-feira como encerramento da primeira parte das oficinas ficando assim para o dia 17 de julho o curso de legislação ambiental.

3º Dia Conceitos Chaves


No terceiro dia de atividades a Sandra falou os conceitos chaves de forma mais abrangente, explicou sobre o que diz a lei a respeito do saneamento, os quatro serviços do saneamento, quais são os principais problemas (ex: água contaminada) e o que podemos fazer. Logo depois a turma foi dividida em quatro grupos para responderem as seguintes questões sobre cada serviço que compõe o saneamento básico: 1) Quais são os problemas deste serviço no município? 2) O que está funcionando? 3) O que pode ser melhorado? 4) A população tem acesso as informações sobre saneamento? Como? Como o cidadão acessa essas informações?

Os serviços que compõe o saneamento básico são: Abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

2º Dia Diagrama das Entidades e Plano de Ação


No segundo dia de oficina a Débora Menezes, oficineira do PEAMSS, deu inicio as nossas atividades relembrando um pouquinho do que é um território e espaço, a Sandra também relembrou sobre a problemática socioambiental, falou sobre o lixo, poluição das águas e revolução verde. Logo depois a turma se dividiu em oito grupos para uma atividade que trabalharia alguns conceitos chaves, estes deram o seu conceito para cada palavra e em seguida apresentaram para a turma.

Foi trabalhado de forma coletiva em semicírculo o diagrama das entidades, identificando as entidades existentes no município e qual a sua relação com o saneamento possibilitando conhecimento aos cursistas de qual o papel de cada entidade dentro do saneamento básico. Em seguida a turma realizou uma atividade onde os grupos novamente divididos montaram um plano de ação com a atividade após curso.

1º Dia Construção de Biomapas


No dia 28 de Junho de 2010 deu-se inicio na cidade de Ibirapuã-Ba as oficinas do PEAMSS com os temas de Educação Ambiental, Educominucação e Legislação Ambiental. No primeiro momento tivemos as apresentações para conhecimento de oficineiros e cursistas e apresentação da programação semanal, em seguida foi apresentado pela jornalista e educadora Débora o resumo do projeto. Logo depois o apoio Rayane relatou um pouco sobre o Biomapa do município o qual foi construído no seminário de abertura, este é um mapa construído de determinada região ou comunidade a fim de apontar os problemas e os locais que necessitam de mais atenção e explicou os eixos que foram discutidos na construção do mesmo.


Dando seguimento à oficina a bióloga e educadora Sandra e a jornalista e também educadora Débora abriu uma roda de conversa com as pessoas a respeito do biomapa e em seguida dividiu a turma em cinco grupos para uma atividade relacionada ao tema para melhor discorrer os eixos. No momento seguinte os grupos apresentaram seus desenhos de biomapa e seus relatórios dos eixos escolhidos. Logo depois a Débora explanou sobre território, a Sandra falou sobre a problemática sócio-ambiental.